sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia dos Pais

    O primeiro dia dos pais foi comemorado em 19 de julho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deveriam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon Proclamou oficialmente o terceiro domingo de julho como Dias do Pais.
    O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa do jornal, O Globo, do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseados nos sentimentos cristãos.
Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, Dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propicio para as reuniões de família, a data foi transferidas para o segundo domingo de agosto.
    Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.